Com a chegada das estações mais frias do ano, nosso corpo começa a mostrar que precisa de cuidado extra principalmente quando já aparecem problemas respiratórios, cabelos rebeldes, pele ressecada e, é claro, nossas unhas que tendem a ficar mais fracas e quebradiças. Confira as dicas que selecionei para passar pelo outono e inverno com as unhas bonitas e saudáveis.
Por quê cuidar das unhas no inverno?
Com a queda temperatura, costumamos aumentar a temperatura da água, mas essa mudança é muito ruim para a nossa pele e unhas, que além de serem mais expostas, se não tiverem o devido cuidado ficarão ressecadas, descamando e no caso das unhas poderão até quebrar. Isso acontece porque a água muito quente acaba desidratando nossa pele, removendo a camada de gordura e até a água que existe na epiderme (a primeira camada da nossa pele) para que tenhamos sempre uma pele e unhas com aparência saudável.
5 dicas de como cuidar das unhas no inverno
Pouca água!
Tenha o mínimo de contato com a água em seu dia a dia. Quanto mais as unhas ficarem úmidas, mais fracas elas serão. Precisa lavar as mãos muitas vezes? Use hidratante nas mãos, cutículas e aplique um pouco embaixo das unhas também.
Tarefas domésticas
Precisa organizar a casa e não quer destruir o trabalho incrível que a manicure fez? Invista em luvas! Elas vão proteger suas unhas de produtos de limpeza que contém agentes químicos muito ruins para a pele e unhas, além de deixar o esmalte opaco, sem brilho e reduzir o tempo de duração do produto em sua unha. Recomendo as luvas de algodão para tarefas secas como limpar a superfície dos móveis e as luvas de borracha para tarefas que você precise entrar em contato com a água, como lavar louça, banheiro, etc.
Boa alimentação + Hidratação
A beleza deve vir de dentro pra fora, certo? Então invista em uma alimentação bem equilibrada com frutas e legumes devidamente preparados e em uma hidratação de aproximadamente 2 a 3 litros de água por dia. Quanto mais seu corpo estiver nutrido, mais bonita e com aparência saudável você ficará!
Sol na medida certa
Evite exposição solar exagerada. Além de enfraquecer as unhas, pode causar danos irreversíveis a sua pele. A forma mais saudável de se expor ao sol para garantir a saúde dos cabelos, pele e unhas é pela manhã quando o sol estiver esquentando ainda, das 7h às 9h, e ao final da tarde, das 16h às 17, com uso de protetor solar com FPS 30, no mínimo! Lembre-se: sol demais envelhece a pele.
Cuidados em casa
Até chegar o dia de ir ao salão, mantenha as unhas bem limpas e lixadas. Eu montei um kit com 1 alicate inox, lixas e polidores, algodão e removedor de esmaltes sem acetona. O alicate pode ser um investimento alto a princípio, mas se você gosta de manter as unhas sempre arrumadinhas, poderá comprar sem dor de cabeça que o investimento valerá a pena.
- Mantenha as unhas cortadas e lixadas para evitar que ela rasgue e também a proliferação de bactéria e fungos que é muito difícil de tratar.
- Use sempre uma boa base fortalecedora, que também protege e ajuda a não lascar a unha.
- Aposte nas cores mais fortes, como o vermelho, jabuticaba e o vinho, que além de serem tendências, ajudam a fortalecer (comigo sempre funcionou!).
- Recomenda-se fazer a unha toda semana para mantê-la saudável. Reserve um dinheiro para receber os cuidados de um profissional. Aproveite para pedir dicas! 😉
- Utilize uma camada adicional de esmalte para prevenir a quebra e use o extra brilho.
Detox para unhas
Sabia que existe um detox para unhas? Ele garante hidratação e fortalecimento e pode ser feito até duas vezes por mês. É muito simples, começa com um polimento (com a lixa mesmo), depois hidratação com creme para unhas e para finalizar uma esfoliação a base de vinagre e açúcar. Pronto! Suas unhas estão prontas para ser esmaltadas.
Espero que tenha gostado das dicas. Se tiver alguma dica extra, me conta nos comentários.
Beijos e até a próxima! <3